Leituras


Nesta página você encontrará textos sobre: Psicossíntese, Agni Yoga, Pacto Roerich, e mais...


1. Psicossíntese

A Psicossíntese é uma escola de psicologia fundada pelo psiquiatra italiano Roberto Assagioli.


“Ao assumirmos a responsabilidade pela nossa vida e sustentarmos esta decisão com ações,
damos o primeiro passo em direção a uma maior compreensão da natureza do SER HUMANO”  Roberto Assagioli.

Um princípio elementar da Psicossíntese é aquele de que somos dominados por tudo aquilo com que nos identificamos; e que podemos dominar, controlar e utilizar tudo aquilo com que nos desidentificamos.

A Psicossíntese inclui na psicologia o aspecto espiritual do ser.

Assagioli propôs, em 1910, o Inconsciente Superior como uma complementação indispensável à teoria psicanalítica de Freud!



A Psicossíntese oferece uma visão global do ser humano: como ele se apresenta no seu contexto histórico, social, genético, etc. e como ele pode vir a ser a partir de uma tomada de consciência do potencial já presente nele e de sua escolha para o desenvolvimento e manifestação deste mesmo potencial. Através de uma metodologia simples e profunda, a Psicossíntese convida a uma aproximação consigo mesmo para melhor saber de si mesmo.


A primeira pergunta chave para esta auto-descoberta é “Quem sou eu?”. A atitude, ao fazer esta pergunta, é uma atitude de observador gentil, sem julgamentos, que se dispõe a ouvir as respostas. Sim! As respostas, no plural!!!
Descobrimos, ao lançar-nos esta pergunta, que são várias as respostas que aparecem e muitas vezes nos parecem tão contraditórias entre si!  Desenvolver uma escuta sem críticas; reconhecer as contradições aparentes sem brigar com elas – isto é, aceitá-las como fatos presentes; olhar com curiosidade o que se apresenta para saber mais e melhor; são algumas das atitudes que a Psicossíntese ajuda a desenvolver internamente, tanto em relação a si mesmo quanto em relação ao outro, às situações da vida e ao mundo dentro do qual vivemos.

Assagioli apresenta a Vontade como “a função ‘chave de ouro’ da humanidade que possibilita à personalidade harmonizar as outras funções; que possibilita o ser humano a desenvolver seu mais alto potencial e desempenhar seu papel no mundo.”



2 - AGNI YOGA


O QUE É AGNI YOGA? Agni significa fogo. Yoga – União, comunhão.

Então, é a união pelo fogo, é também chamado de a Ética Viva, o Ensinamento da Vida, o Ensinamento da Luz, a Yoga da Síntese. É uma Síntese, um coroamento de todos os ensinamentos anteriores transmitidos.

A AGNI YOGA TEM COMO PROPÓSITO:
1-            Educar o Pensamento.
2-             Preparar a consciência do homem para o futuro.

3-             A Ética da Vida.

4-            Desenvolver a Beleza, a Arte e a Cultura.
5-            Anunciar o Reinado da Mãe do Mundo e a Era da Mulher.

6-            Conquistar os caminhos para a conscientização dos mundos distantes.

7-            Meditação.

8-             Ação


A Agni Yoga foi legada à humanidade pelo Mestre El Morya através de Helena Roerich na primeira metade do século XX. Helena e Nicholas Roerich, fizeram uma grande contribuição para a humanidade com suas passagens pelo Planeta Terra.

O s quadros pintados por Nicholas Roerich , sem falar na beleza, no domínio da técnica e nas cores brilhantes, provocaram uma resposta profunda por causa de seus temas e do significado interior. Ao compreendê-los, adquire-se nova força que aguça o espírito e abre novos campos de realização. Um escritor disse que Röerich “leva a humanidade aos portões do céu”.



O Himalaia, esta enorme cadeia de montanhas, revelou-se a ele em toda a sua grandeza cósmica. Ele impressionou-se particularmente pela singularidade a paisagem tibetana. Em seus quadros deste período, retrata não só a beleza, mas também a surpreendente arquitetura da região. Os mosteiros suspensos em rochedos montanhosos inacessíveis revelam a audácia e a notável segurança daqueles arquitetos antigos. Estas formas simples de arquitetura combinam-se perfeitamente com os cumes das montanhas e criam um sentimento de unidade.



Röerich foi amigo pessoal do Vice-Presidente dos Estados Unidos, Henry Wallace e sugeriu a ele que havia chegado o momento de usar o verso do Grande Selo norte-americano. Wallace passou a sugestão a Roosevelt, e assim, hoje, na nota de um dólar se vê o verso do selo: símbolo impressionante de uma pirâmide inacabada em cuja parte superior há um olho misterioso. As palavras Novus Ordo Seclorum, que significa Uma Nova Ordem do Mundo, aparecem abaixo  da pirâmide.


3 - O Pacto Röerich e Bandeira da Paz


Em 1929, sob sua direção, foi criado um projeto do Pacto de Proteção dos Tesouros da Cultura. No mesmo ano, a Primeira Convenção Internacional dedicada ao Pacto Röerich e à Bandeira da Paz, símbolo criado também por Röerich, foi realizada em Bruges, na Bélgica.

O Pacto de Paz de Nicholas Röerich é um documento que continua em vigor e, portanto, é oficial. Por isso, ainda há tempo para que seja respeitado e cumprido e por este objetivo que nos propomos: trabalhar para que o Pacto de Paz de Nicholas Röerich, que é o documento mais completo que há no Planeta para estabelecer a Paz Mundial, através da união das nações, torne-se finalmente realidade.

O Pacto Röerich foi primeiramente aceito por vinte e uma nações das Américas e assinado como tratado de União Cultural na Casa Branca, na presença do Presidente Franklin Delano Roosevelt, em 15 de abril de 1935, por todos os membros da União Panamericana. Mais tarde, foi igualmente assinado por outros países. Por ocasião do encerramento da assinatura, o Presidente Roosevelt proferiu a seguinte mensagem em uma transmissão internacional: “É muito apropriado que, neste dia, designado como o dia Panamericano pelos Chefes Executivos de todas as Repúblicas do Continente Americano, os Governos – membros da União Panamericana – assinassem um Tratado que marca um passo a frente na preservação das realizações culturais das Nações deste hemisfério. Abrindo este Pacto para a adesão das Nações do mundo, estamos tentando fazer uma aplicação universal de um dos princípios vitais para a preservação da civilização moderna. Este tratado possui um significado espiritual muito mais profundo do que o texto do próprio instrumento. Renovamos o nosso compromisso com estes altos princípios de cooperação internacional e auxílio que, tenho certeza, será uma grande contribuição das Américas para a civilização.”

 “Sem Cultura, não pode haver acordo internacional e compreensão mútua. Sem Cultura, a compreensão das pessoas não pode abarcar todas as necessidades da evolução. Portanto, a Bandeira da Paz abrange todos os conceitos sutis que levarão os povos à compreensão da Cultura. A humanidade não sabe como respeitar aquilo que representa a imortalidade do espírito. A Bandeira da Paz trará a compreensão deste grande significado. A humanidade não pode florescer sem o conhecimento da grandeza da Cultura. A Bandeira da Paz abrirá os portões para um futuro melhor. Quando os países estiverem no caminho da destruição, então até os de pequena espiritualidade devem compreender em que consiste a ascensão. A salvação está verdadeiramente na Cultura. Assim, a Bandeira da Paz traz um futuro melhor”. Agni Yoga


MISSÃO E PRINCÍPIOS

A REDE INTERNACIONAL PAX CULTURA é constituída por organizações e pessoas que têm como propósito a Construção de uma Cultura de Paz, o fortalecimento do trabalho proposto pela Bandeira da Paz e a preservação e proteção do Legado Cultural deixado pela família Roerich, objetivando que os seres humanos, de todo ponto do planeta, possam ter acesso as informações e a arte que muito representa o mote deixado por Nicholas Roerich: “Onde há Paz, há Cultura; Onde há Cultura, há Paz”.

As organizações se comprometem a compartilhar, sem nenhum custo, com os membros da Rede, informações sobre suas atividades para que seja possível, por meio do aprendizado mútuo, fortalecer e aprimorar a missão institucional de cada uma delas;

As organizações que se sentirem estimuladas, poderão se juntar de forma espontânea e voluntária, para realizar ações e parcerias comuns;

Os membros para realizar a missão da Rede, entre outras ações, procurarão acompanhar as políticas e orçamentos públicos e outras fontes de recursos, para compartilhar entre si, objetivando captar os recursos financeiros necessários para viabilizar a implantação de ações e projetos;

A Rede viabilizará um processo permanente de troca de informações;
A rede definirá um cronograma de encontros para aperfeiçoar seu funcionamento, relatar ações de cada organização e propiciar o aprendizado, a cooperação e a solidariedade mútua;
A Rede não será constituída numa organização formal e atuará de forma colegiada visando garantir a missão que se propõe, escolhendo facilitadores, de comum acordo, para realizar determinada ação para viabilizar o processo;

As organizações terão os mesmos direitos e deveres;
A Rede respeitará e valorizará a diversidade das organizações, considerando suas peculiaridades, objetivos institucionais e limites.

O Museu publicou um folheto, e lá lemos: “O Pacto Röerich e Bandeira da Paz foi criado e promulgado por Nicholas Röerich, para a proteção dos Tesouros do Gênio Humano. Ele propõe que as instituições educacionais, artísticas, religiosas e científicas, bem assim, todos os locais de significação cultural, sejam considerados invioláveis, e respeitados por todas as nações em tempo de guerra e paz”.
A Bandeira da Paz é o símbolo do Pacto Röerich. Este grande ideal humanitário provê no campo das conquistas culturais da humanidade, a mesma cobertura que a da Cruz Vermelha, ao aliviar o sofrimento físico do homem.
Assim, no Pacto e no antigo e respeitado símbolo da Bandeira, estão simbolizadas todas as mais queridas, mais apaixonadas esperanças e visões para o homem.
   
Em 1933, realizou-se a Terceira Convenção em Washington. Representantes de 35 países participaram dela, todos aprovando o Pacto.

No dia 15 de abril de 1935 o Pacto foi assinado na Casa Branca, na presença do Presidente Franklin D. Roosevelt, pelos representantes de vinte e um Governos das Américas do Norte, Centro e Sul, inclusive o Brasil.
 O Pacto de Proteção de Tesouros Culturais é necessário não somente como um regulamento oficial, mas também como uma lei educativa que, desde os primeiros dias na escola, deve imbuir a nova geração com a nobre idéia de guardar os tesouros verdadeiros da humanidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário