Alimentação

Consciência Alimentar

Saúde é um fator fundamental para gozarmos de uma boa vida.


A qualidade dos nossos pensamentos, nossas atitudes, a falta de exercícios regulares, a falta de descanso adequado e a ignorância sobre as necessidades reais de nosso corpo influenciam a qualidade de nossa saúde e consequentemente a qualidade da vida.

A maioria dos males físicos são o resultado da ignorância sobre o próprio corpo, sobre uma boa dieta, da falta de exercícios físicos e de uma atitude pró-ativa.

Uma das causas da morte prematura está na alimentação irracional.

O ser humano não morre; mata-se!

Nossa sociedade ocidental não come para viver, mas vive para comer!

É importante saber:
I – o que comer
II – quanto comer
III – quando comer
IV – como comer
V - como combinar os alimentos


I – o que comer e II – quanto comer


É necessário nos educarmos sobre a nutrição ideal para o funcionamento adequado do organismo. Uma boa nutrição exige que consumamos diariamente, de forma equilibrada, quatro elementos básicos: água, carbohidratos, proteínas, gorduras, além de uma variedade de vitaminas e minerais.



1. Água – Dois terços de nosso corpo é composto de água. A água tem várias funções importantes no corpo entre elas: ajudar na digestão, absorção,  transporte dos nutrientes em nível celular, e eliminação. Devemos consumir em média pelo menos 8 copos de água diariamente. É muito importante tomarmos dois copos de água logo cedo, ainda em jejum, para ajudar na eliminação da toxinas.


2. Carboidratos – Encarregados de nos fornecer energia: responsáveis pela produção do calor e do trabalho muscular. São restauradores da fadiga.
Carboidratos simples – frutas e laticínios
Carboidratos complexos – vegetais, grãos e leguminosas
Apesar de sua importância para o organismo, o excesso de carboidratos no organismo é convertido em gordura.
Os carboidratos na forma refinada (açúcar branco, arroz branco, farinha de trigo branca, sorvetes, bolos, biscoitos são causas para o desenvolvimento de várias doenças entre elas a diabete e a hipoglicemia).

Fibra  é uma forma de carboidrato muito importante para um bom funcionamento do organismo. A fibra é a parte da planta que não é facilmente digerida por nossas enzimas, assim elas retêm água e passam mais rápido pelo intestino, facilitando a evacuação e eliminação dos dejetos desnecessários ao corpo. A fibra também ajuda a diminuir os níveis de colesterol.
É recomendado que 60% da dieta seja composta por carboidratos simples e complexos. Um adulto deve comer uma média de 400 gr de carboidratos por dia.

3. Proteínas – responsáveis pelo desenvolvimento de tecidos, músculos, pele, cartilagem, parte dos ossos, unhas e cabelos, e sangue, composição de hormônios, enzimas e anti-corpos, ajudam com a absorção do cálcio no sangue.  Seus componentes são os aminoácidos. O corpo quebra as proteínas e transforma em aminoácidos. Existem dois tipos de proteínas:
Completas (contém a maioria dos aminoácidos necessários) – carnes, ovos, peixes,  laticínios, soja, Castanha do Pará, etc...
Incompletas – grãos, legumes e folhas verdes
Não é necessário uma dieta carregada de produtos animais para obtermos as proteínas necessárias para um ótimo funcionamento do corpo. Uma dieta rica em grãos, legumes, folhas verdes, castanhas, sementes, algumas frutas como abacate e açaí oferece os elementos para a obtenção das proteínas necessárias para as funções do organismo.

É uma ilusão acreditarmos que precisamos de uma dieta rica em produtos derivados de animais para obtermos a quantidade de proteína necessária ao nosso organismo. Os produtos animais apesar de serem proteínas completas também contêm uma grande quantidade de gordura além dos antibióticos e hormônios que são aplicados aos animais como gado de corte e frango de granja.

O arroz integral e o feijão quando comidos juntos formam uma proteína completa. A lentilha e o grão de bico são alimentos muito rico em proteína, tem mais proteína do que o ovo, assim como as castanhas.

A soja é uma proteína completa: tofu, leite de soja, molho de soja, proteína de soja. Porém a soja deve ser orgânica. Muita soja que se encontra no supermercado é transgênita e cheia de pesticida. É importante saber a sua origem, pois muito desmatamento do Cerrado tem sido feito para efetuar as mono-plantações de soja.

O Yogurt é a única proteína completa derivada de produto animal que é recomendável ser consumida diariamente devido a conter lactobacilos que já fazem do produto um produto pré-digerido. Assim, a sua digestão é bastante fácil.

As proteínas devem compor 20% da dieta. Uma pessoa de 60 quilos deve comer cerca de 50 gramas diárias de proteína.

4 . Gorduras – as gorduras são responsáveis pelo desenvolvimento do cérebro, dos nervos, do crescimento e também nos fornecem energia. Têm alto valor calórico. O consumo excessivo de gorduras na dieta são a causa principal da obesidade, pressão alta, desordens do coração, câncer intestinal entre outras doenças. As gorduras dificultam a digestão dos alimentos. As castanhas também são de difícil digestão. As gorduras são ácidos graxos. Existem quatro tipos de ácidos graxos:
4.1 – Saturados – carnes, coco, dendê, manteigas;
4.2. Mono-insaturados – azeites, canola, abacate, castanhas;
4.3. Poli-insaturados – óleos de milho, girassol, soja; 
4.4. Trans – são o resultado da alteração dos poli-insaturados por hidrogenação como as margarinas.

Ômega 6 e ômega 3 – são ácidos graxos essenciais que nosso corpo não sintetiza, que devemos obter dos alimentos como salmão, sardinha, óleo de fígado de bacalhau.semente de linhaça, abacate e podem ser consumidas como capsúlas.

5.  Vitaminas e Minerais - são encontrados principalmente nas frutas e verduras. (desenvolver)

III - Quando comer - Além de termos uma boa informação sobre o que comer e o quanto comer, precisamos estar alerta para não comer o tempo todo, ou passar muitas horas sem comer. Ao comermos o tempo todo, não damos oportunidade do organismo descansar e concentrar na digestão dos alimentos ingeridos. Ao passarmos muitas horas sem comer pode acarretar numa diminuição do metabolismo, uma vez que o corpo estressado fica armazenando os alimentos em forma de gorduras. É recomendável comer pouca quantidade de três em três horas e procurar manter uma dieta variada. Cada organismo tem necessidades diferentes. Algumas pessoas sentem bastante fome pela manhã, outras na hora do almoço. É importante evitar fazer uma refeição grande e pesada à noite, pois isto faz com que o corpo passe a noite trabalhando, digerindo lentamente e impedindo o trabalho da eliminação que acontece durante as horas de sono.

IV - Como comer -E também importante observarmos que a hora de alimentar o corpo deve ser uma hora sagrada, comer com serenidade e concentração, sem ansiedade, prestando atenção na mastigação e nos sabores dos alimentos, sem engolir tudo de qualquer jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário